segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

BIOGRAFIA DOS ÍNDIOS KAIMBÉ DO MASSACARÁ

Os índios Kaimbé


A microrregião de Euclides da Cunha é uma das microrregiões do estado brasileiro da Bahia pertencente à mesorregião Nordeste Baiano. Sua população foi estimada em 2005 pelo IBGE em 305.605 habitantes e está dividida em nove municípios. Possui uma área total de 19.505,728 km².

Esta região no século XVIII era habitada pelos índios Caimbés e Cariris. Depois na aldeia de Massacará, foram construídas Capela e Convento po padres Jesuítas. Em 1775 foi fundado o primeiro povoado pelo padre Apolônio de Toddi que se chamava Santissísimo coração de Jesus de Nossa senhora de Monte Santo. Foi conhecida mundialmente pele Guerra de Canudos.

Kaimbé de Massacará, embora não seja recente, apresenta muita similaridade com esses processos de re- emergência étnica das populações indígenas do Nordeste Brasileiro. Não obstante poder deduzir que os Kaimbé nunca deixaram de reconhecer-se como uma população etnicamente diferenciada, tiveram, durante um grande lapso de tempo, diluído os principais sinais diacríticos de sua alteridade, adotando um modus vivendi camponês (Reesink 1977; Souza 1993). Os Kaimbé ocupam "imemorialmente" uma área de terra do sertão baiano, precisamente entre as bacias do rio Itapicuru e do Vaza-Barris. Tendo por centro de seu território a Igreja da Santíssima Trindade de Massacará, fundada por missionários jesuítas em 1639, foram vítimas de usurpação de suas melhores terras pelos fazendeiros regionais, que também exploraram-lhes como mão-de-obra semi-escrava por um longo período. No final do século passado, o governo provincial, em um processo de emancipação civil das populações indígenas, objetivando liberar as 9 A FUNAI designou, em 1989, uma antropóloga para "estudar a condição étnica da comunidade que se autoidentifica como indígena". Centrado na identificação de traços culturais "indígenas" (religião, cultura material, etc.)

23 Nos arredores desse povoado vivem cerca de 100 índios Kaimbé, a maioria pertencentes à família Barbosa.

AIKV-Associação Indígena Kiambé Várzea   www.facebook.com/aikv.kaimbe  aikvmassacara@gmail.com  

ESTAMOS FAZENDO A CAMPANHA DA RESTAURAÇÃO DA IGREJA DA SANTÍSSIMA TRINDADE NA ALDEIA MASSACARÁ MUNICÍPIO DE EUCLIDES DA CUNHA-BA

LIDERANÇAS- CACIQUES FLÁVIO E JUVENAL
CONSELHEIRO- SR. MARTINS SANTOS

DVL FILMAGENS,   http://dvlfilmagens.blogspot.com  www.facebook.com/linharesdvl

 Linhares uma idealização cultural sem fins lucrativos em apoio a feria da cultura dos Índios Kaimbé, tendo total colaboração de todos os do MASSACARÁ, sobretudo nossos agradecimentos ao CACIQUE FLÁVIO, JUVENAL povos Indígenas do Massacará

Saudações LINHARES

FICHA TECNICA

DVL FILMAGENS   Ribeira do Pombal-Bahia

Musicas- Índio KAIMBÉ

Filmagem/Fotos/Edição-  LINHARES  DVL FILMAGENS

Fotos- LINHARES DVL FILMAGENS

Edição- Linhares

Studio 14 RIBEIRA DO POMBAL-BAHIA

Nossos Contatos

http://dvlfilmagens.blogspot.com.br

glinhares66@gmail.com

Tel. 75 98664601 vivo 71 93277844 tim

Nossa ONG

ADAS-Associação dos Amigos Solidários

Presidente- GILMAR LINHARES

LEI 399 DE 11 DE JUNHO DE 2005

http://adasamigosolidarios.blogspot.com

adaslei399@gmail.com

3 comentários:

  1. parabens pela cobertura da 8º feira de cultura kaimbé e que ano que vem se Deus quizer vc possa está com o povo kaimbé.

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade e necessidade de voltar a Vila do Massacará para ver, conhecer e reconhecer meus antepassados, nasci aí e hoje busco minhas raízes, sou professsora e moro em Brasília. Parabéns pela iniciativa do Blog. Tá sendo mt importante para mim!

    ResponderExcluir
  3. Quais são as atividades economicas de vocês?

    ResponderExcluir